Processo em que cliente e psicólogo se debruçam sobre questões comportamentais que estejam interferindo no momento presente do paciente. Usualmente, são realizados encontros semanais com a duração média de 45 minutos. A depender da demanda e da necessidade, a frequência de sessões pode ser maior. Para casos em que o paciente tem menos de 18 anos, minha forma de trabalho engloba 1 reunião mensal com os responsáveis.
A psicoterapia comportamental busca identificar de onde vêm as questões que estão impedindo o indivíduo de viver uma vida com sentido, e para onde ele deseja direcioná-las. Para isso, iremos trilhar um caminho pautado na flexibilidade psicológica.
Minha atuação embasa-se na Terapia de Aceitação e Compromisso (do inglês, Acceptance and Commitment Therapy – ACT), uma das linhas de terapiaa da terceira geração da Terapia Comportamental desenvolvida em 1987 pelo psicólogo Steven Hayes e seus colegas Kelly Wilson e Kirk Strosahl.
Curiosidade: Não se considera apenas ACT como uma sigla, mas como a palavra em inglês, que quer dizer ato, uma tomada de ação. Não uma simples ação, mas uma ação guiada por valores e uma ação consciente, ou seja, uma ação aberta à experiência, envolvido ao que se está fazendo. Há, assim, um componente existencial na ACT.
Analogamente ao esquiador que deve saber fazer a posição básica sem a qual os não conseguiria fazer manobras específicas e cairia, mas também deve individualizar essas manobras de acordo com suas características, um terapeuta ACT precisa ter uma compreensão dos processos fundamentais da abordagem (hexaflex) para realizar suas manobras (intervenções), porém precisa ser capaz de individualizar essas manobras de acordo com a realidade de cada cliente.
Atuamos através de metáforas, histórias, exercícios experienciais, práticas de mindfulness, tarefas, processos experimentais, e análise das funções dos comportamentos. As técnicas são utilizadas de acordo com a faixa etária e a demanda do paciente, e sempre com o assentimento do paciente e, se for o caso, dos responsáveis.
Para crianças, jovens e adultos que necessitam aprender a lidar de outra forma com as situações desagradáveis e dolorosas, tais como sentimentos, pensamentos, memórias e sensações julgadas ruins ou negativas. Se você está decidido por trilhar um caminho de aceitação dos eventos que lhe geram sofrimento e de disposição para alterá-los, a ACT é para você.
Para questões pontuais, como uma fobia, é possível notar melhora em cerca de 6 ou 8 sessões. Já para depressão ou ansiedade, para começarmos a ver alguma melhora, normalmente são necessárias entre 6 e 12 sessões.
No entanto, se a demanda for existencial, inflexibilidade psicológica ou alguma questão complexa e profunda, o tratamento irá durar o tempo que você julgar que está sendo benéfico.
Telefone ou WhatsApp
Entre em contato por E-mail